Pré Operatório
O preparo pré operatório envolve desde a consulta até o momento cirúrgico.
Engloba, por exemplo, a necessidade de exames pré operatórios, sejam de sangue, urina, ou de imagem, que podem necessitar ou não de sedação.
Explicar para a criança o porquê do exame, buscar locais que estejam habituados a lidar com crianças, explicar como será o procedimento pode ajudar muito neste momento.
A programação cirurgica será delineada diretamente entre o médico e sua equipe, com o paciente. Busque informar-se e entender os prazos, acompanhar passo a passo as autorizações e estar em contato com a equipe sempre que houver necessidade de esclarecimentos.
Nos dias que antecedem a cirurgia, a equipe médica entrará em contato com a família para orientar detalhes em relação à cirurgia (data, hora, local), ao preparo pré operatório, e ao jejum. Certifique-se de seguir à risca as orientações do jejum, minimizando atrasos ou mesmo evitando a suspensão do procedimento.
Algumas cirurgias exigem que seja feito algum preparo específico. Caso seja o seu caso, não deixe de atentar e siga as orientações.
- Tabela de jejum em relação ao horário da cirurgia (PDF)
- Orientações preparo Pré Operatório (PDF)
Sempre atentar para o calendário vacinal da criança e a data programada para a cirurgia, pois a aplicação de uma vacina dias antes do procedimento pode causar o seu adiamento. Isso porque a vacina promove uma resposta inflamatória sistêmica que pode dificultar a interpretação de sintomas como febre, podendo ser confundidos com complicações após a cirurgia. Além disso, há o risco de redução da eficácia das vacinas administradas. Embora não haja registros de complicações graves relacionadas à anestesia ou à cirurgia, recomenda-se um intervalo mínimo entre a vacinação e a cirurgia, que podem variar com o tipo de vacina. Clique e veja no quadro para saber mais
-Tabela de intervalo entre vacinas e cirurgias (PDF)